São muitos os efeitos colaterais que surgem durante o processo de envelhecimento. Alguns movimentos ficam mais lentos, vamos perdendo a agilidade e, principalmente, aquela força interior que nos levava a pensar que podíamos mover uma montanha.
CRISE EXISTENCIAL NO ENVELHECIMENTO
Tudo tem a ver com nossos corpos falhando conosco.
Até aí tudo normal, faz parte da nossa própria existência.
Pior mesmo é quando nossa mente começa a ceder. Sinais de pequenos esquecimentos, raciocínio mais lento e coisas do tipo.
É normal isso? Não diria que é normal, mas é muito comum.
Aqui entre nós, vou lhes dizer que não precisa ser assim. Há meios de você se defender desse declínio cognitivo e manter seu cérebro mais nítido, forte e jovem, apesar da idade que segue avançando inexoravelmente.
Você grita aí do outro lado – diz logo que meios são esses, quero saber tudo agora!
PODE INTERESSAR VOCÊ: Por que os cabelos caem? Possíveis causas de queda de cabelo
POSSIBILIDADES
Calma, já estou começando a lhe dizer e, provavelmente, você ficará um pouco decepcionado, pois não há nenhuma ação inovadora ou miraculosa.
Pois é, não há milagres nisso e tudo tem a ver com seu estilo de vida. Um estilo de vida normal e saudável, com exercícios físicos, hábitos bons, dieta natural. Tudo que se fala que é bom para a saúde é ótimo também para o cérebro.
A diferença é que o cérebro tem um caráter especial que é absolutamente necessário para sua saúde – o uso. Aquele ditado “usá-lo ou perde-lo” é definitivo quando se trata do cérebro. Ele precisa ser usado, desafiado, provocado.
O cérebro é a única parte do seu ser que pode se manter muitos, muitíssimos, anos mais jovem que sua idade real.
CONCLUSÃO
Com esta verdade em mente, aproveite para usar seu cérebro de maneira gostosa e criativa. Faça coisas que lhe dão prazer. Jogue xadrez se puder, aprenda coisas novas, leia bons livros, monte quebra-cabeças, faça palavras cruzadas, enfim, encontre seu melhor caminho com algo do seu gosto.
Use seu cérebro da melhor maneira que encontrar, por que afinal se tem algum órgão do seu corpo que pode realmente desafiar a idade, esse é o cérebro.
Não só isso, faz de você alguém que irradia segurança, alegria e vontade de viver.