Benefícios do ovo no corpo segundo o renomado Dr. Lair Ribeiro se dá por ser considerado o segundo melhor alimento do mundo, ficando atrás do leite materno.
O ovo reúne todos os nutrientes que a vida humana necessita. E seu principal benefício está na gema. Contendo todos os minerais, aminoácidos, vitaminas, exceto vitamina C.
Além disso, traz benefícios contra várias patologias como: diabete, doenças oculares, síndrome metabólica, e uma extensa lista de doenças que podem ser evitadas pela ingestão diária do ovo.
Neste artigo vamos traçar estes e outros benefícios do ovo no corpo.
POR QUE O OVO É SAUDÁVEL?
Possui apenas 78 calorias, ricas em proteínas e por volta de 9 aminoácidos essenciais em quantidades suficientes. Isto o torna importante, pois o corpo não pode produzir sozinho essa mesma quantidade.
Além disso, ajuda no crescimento, cicatrização, no crescimento muscular, na perda de peso, na diminuição da pressão arterial e otimiza a saúde óssea.
Em outras palavras, as proteínas contidas no ovo são de alto valor biológico. Além de conter 13 tipos de vitaminas essenciais como: vitamina A e B2, e também cálcio, fósforo, selênio e vários antioxidantes que ajudam a manter o ovo saudável.
As claras e as gemas têm propriedades diferentes. A clara fornece abundância de proteína em média de 60%. Já a gema possui gordura saturada e o colesterol.
Otro artículo muy interesante: Comida afrodisíaca: alimentos que aumentam a libido feminina
BENEFÍCIOS DO OVO NO CORPO
AJUDAM OS OLHOS
Por possuir alguns antioxidantes, especialmente luteína e zeaxantina. Sendo na velhice a perda da visão algo patente, estes antioxidantes ajudam a neutralizar alguns processos degenerativos como a catarata, degeneração macular relacionada à idade que é a principal causa de cegueira em pessoas com mais de 55 anos.
MELHORA NO CÉREBRO
Por ser ricos em colina, nutriente importante para os neurônios. Ao consumir um ovo inteiro têm-se o benefício abundante da colina, já que a mesma contém 100 mg do nutriente no alimento.
A colina é utilizada para reconstruir as membranas celulares, o cérebro e sistema nervoso necessita dela para fortalecer a memória, o bom humor, controle muscular e outras funções.
MELHORA DA IMUNIDADE
Por meio de micronutrientes vitais para o sistema imunológico como selênio, a vitamina B12 e vitamina D.
A gema do ovo é um dos poucos alimentos que contém naturalmente vitamina D. Isto quer dizer, ao consumir ao menos dois ovos por dia, fornecerá mais de 80% da ingestão diária recomendada de vitamina D.
PERDA DE PESO
É um grande auxiliar para emagrecer. Os ovos satisfazem por conter proteínas de alta qualidade, aumentando o metabolismo e a saciedade.
Ao comer ovos, por exemplo, no café da manhã terá saciedade por um longo período. Este consumo pode reduzir as variações dos níveis de glicose, trazendo benefícios para quem é diabético ou pré-diabético.
DIMINUIÇÃO DE TRIGLICERÍDEOS
Comer ovos, especialmente enriquecidos de ômega 3, como os caipiras, podem baixar os triglicerídeos.
O triglicerídeo é um tipo de gordura que pode aumentar o risco de obter placas de gordura. Então, quanto mais baixo, melhor para a saúde.
REDUZ RISCO DE DERRAME
Principalmente um derrame hemorrágico. Um estudo chinês constatou que pessoas que comiam ao menos 1 ovo por dia tinham quase 30% menos chances de morrer de AVC em comparação aos que evitavam ovos.
MELHORA OS OSSOS
Especialmente quem possui osteopenia ou osteoporose, é interessante acrescentar ovos na refeição diária.
As claras contêm prolina, precursora do colágeno que fortalece os ossos. Já a gema melhora o metabolismo ósseo. Além das conhecidas vitamina D, cálcio e fósforo que aumentam a densidade dos ossos os deixando duros.
AUMENTA O COLESTEROL BOM
Quem ingere em média dois ovos ou mais por dia pode aumentar seu HDL, ou seja, o colesterol bom em até 10%.
Isto desmistifica o mito que durante anos o alimento sofreu por alegar que aumentava o colesterol.
Estudos revisados com mais de 250 mil pessoas comprovaram que não se encontrou a associação da ingestão de ovos com doenças cardíacas. E um estudo chinês comprovou que pessoas que comiam 1 ovo ao menos ao dia eram quase 20% menos propensas a terem doenças cardíacas
OVO CAIPIRA E OVO DE GRANJA: QUAL A DIFERENÇA?
O ovo caipira possui muito mais ômega 3, em torno de vinte vezes mais que o ovo de granja. Porém, mesmo que não tenha ovo caipira, consuma ovo de granja.
A maneira como se prepara o ovo faz toda a diferença. Frite- os na gordura de porco, óleo de coco, azeite de oliva.
Se preferir consumi-lo cru (não recomendado) se atente para a salmonella, em contrapartida, absorvem-se 50% das proteínas. Já se comer cozido absorve mais de 90%.
Ou seja, cozinhar os ovos deixam os nutrientes mais fáceis de serem digeridos. E o tempo ideal para o cozimento é de 7 minutos. Tempo suficiente para eliminar as salmonelas.
Por todos os benefícios abordados no artigo, vale ressaltar que os ovos por anos foram injustamente “demonizados”. Porém, estudos como os citados comprovaram e eliminaram todas as mentiras relacionadas ao alimento.
Portanto, consuma ovo e tenha uma vida abundante.