Conhecido pelo seu aroma e muito usado na culinária como em receitas de assados, carnes, legumes e molhos, o Alecrim além disso, por ter um perfume agradável também é utilizado como aromatizador de ambientes.
MAS O QUE E O ALECRIM
É uma erva mediterrâneo com folhas em forma de agulha e rosa, flores azuis ou roxas. A palavra “alecrim” vem das palavras latinas ros (que significa “orvalho”) e marinus (que significa “mar”).
Possui propriedades digestivas, anti-inflamatórias, é rica em compostos flavonoides, terpenos e ácidos fenólicos que lhe proporcionam propriedades antioxidantes. Mas também é antisséptico, depurativo, antiespasmódico, antibiótico e diurético, o que faz com que possa ser usado no tratamento de vários problemas de saúde.
PODE INTERESSAR VOCÊ: Açafrão da terra: Moda ou Verdade
As folhas são utilizadas para preparar chás e tinturas. As partes floridas são usadas para produzir o óleo essencial.
Alguns benefícios do alecrim
Estudos descobriram que os nossos antepassados não estavam errados em usá-lo medicinalmente. Hoje Uma Vida Mais Abundante te traz alguns de seus beneficios.
Ajuda a melhorar a memória:
Tem propriedades que aumentam a memória. Estudos realizados mostraram que ele contém uma diterpina chamado ácido carnósico que tem propriedades neuro-protetoras que ajudam a proteger contra a doença de Alzheimer, bem como a perda de memória que acontece com o envelhecimento.
Melhora o humor:
O mesmo estudo que descobriu que o cheiro melhorou memoria das cobaia, também descobriu que seu humor melhorou significativamente em comparação com o grupo controle.
Diminui os gases intestinais:
Quem sofre com esse mal pode tomar o chá ou a tintura de alecrim diariamente. Aprenda a fazer a tintura de alecrim! Coloque em um vidro 50 gramas de folhas frescas de alecrim com um litro de água. Feche o vidro e deixe a mistura curtir durante cinco dias. Depois desse período, coe o líquido e guarde em um recipiente de vidro escuro.
Tratamento para o reumatismo:
Compressas de alecrim podem ser usadas para aliviar as dores do reumatismo. Essa compressa pode ser feita com o óleo essencial dele ou com as próprias folhas da erva. O alecrim também pode aliviar as dores causadas por contusões ou entorses.
Anti-stress:
Possui propriedades de relaxante muscular, ele aumenta o fluxo sanguíneo e estimula a memória e o cérebro. O alecrim também contém um ácido que ajuda a manter a calma em situações de stress.